Hospedagem

data hosting hospedagem de sites  

 

Como Funciona Uma Hospedagem de Sites

Além da complexidade que é projetar um bom site para internet no qual envolve muitas especialidades técnicas, ainda precisamos entender bem como funciona o seu habitat e responder algumas questões básicas,O Que é Hospedagem de Site?, Qual a sua estruturas? Qual é o meu universo de opções? Quais são os principais fatores que tem que se levado em conta?


1.1.
Critérios básicos de uma Hospedagem de Sites

Para acessarmos um site digitando um nome na forma www.seusite.com.br é necessário que registrarmos um nome de domínio, é esse nome que vai representar o endereço do seu site na internet. O serviço de registro de domínio também é oferecido pela Medim Host e na maioria dos provedores. Muitos deles disponibilizam um subdomínio gratuitamente, mas o ideal é registrar um domínio próprio à conseqüência disto é que o seu site terá mais credibilidade principalmente para os motores de busca.

 

1.2.
Limites

O seu site vai ter que respeitar algumas regras e limites, gerenciados pelo seu provedor de hospedagem, esses critérios são baseados no plano que você escolherá no momento do contrato, geralmente os mais importantes são:

• Espaço em disco – É a quantidade de dados armazenados em disco no provedor, geralmente medidos em MB ou GB, vale lembrar que esse espaço é também consumido por e-mails, logs, Banco de Dados e tarefas administrativas.

• Tráfego mensal – É a soma da quantidade de dados que comumente é transferido da sua hospedagem para os visitantes do seu site através das visualizações das páginas do site, downloads de arquivo baixados, exibição de imagens e e-mails e etc., tudo isso incrementam a sua taxa de tráfego, esses valores são reiniciados a cada mês e podem ser acompanhados através de gráfico no painel de controle da sua hospedagem. A Medim Host trabalha com o cPanel, painel de gerenciamento, onde todo cliente tem total controle e acesso aos dados utilizados mensalmente.

• Quantidade de Banco de dados – Não é um fator de muita preocupação, mas muitos provedores controlam esse limite principalmente em planos de baixo valor.

Uma maneira de usar um mesmo banco de dados para diferentes sistema instalados em sua hospedagem é usar tabelas desses diferentes sistemas no mesmo banco de dados, nesse caso a dica é criar um prefixo no nome dessas tabelas com objetivo de Identificar para qual sistema a tabela pertence.

• Quantidade de Domínios – É comum usarmos um domínio por conta de hospedagem, porém, alguns provedores disponibilizam mais de um domínio por conta. Com isso você poderá ter dois ou mais sites em uma só conta ou fazer que domínios diferentes respondam para um mesmo site, um mesmo conteúdo, usando assim recursos de redirecionamento.

• Quantidade de contas FTP – O número de contas FTP é interessante, pois através delas poderemos criar pastas na nossa hospedagem e controlar através de usuário e senha quem poderá acessar o seu conteúdo. E é também o meio usado para enviar arquivos, apagá-los, etc. Cada conta de FTP está associada a uma pasta. FTP significa File Tranfer Protocolor (Protocolo de Transferência de Arquivos)

• Quantidade de subdomínios – os subdomínios são nomes de sites que leva em seu nome o domínio principal, exemplo de subdomínio: https://www.blog.seudominio.com.br, esse tipo de artifício é muito usado por hospedagem grátis. No blogger é comum vermos sites com o endereço https://seublog.blogspot.com/

• Quantidade de e-mail – É a quantidade de e-mails personalizados que podem ser criados na sua hospedagem, os e-mails podem ter o seguinte formato de exemplo seunome@seudominio.com.br, é bom citar que os provedores de e-mail também limitam a quantidade de e-mails que podem ser enviados por hora, ou seja, o estouro desse limite é considerado SPAM e o seu site pode sofrer punições.

 

1.3. 
Diferentes Planos

É comum os provedores de hospedagem de sites disponibilizarem esse tipo de serviços em forma dos chamados “planos de hospedagem” que comumente vem com diferentes valores e recursos, essa é uma forma de ajustar o serviço de acordo com as características de cada cliente em termos de necessidades técnicas e financeiro.

Por exemplo, se seu site for feito em PHP e com banco de dados MySQL ele poderá rodar em um servidor Linux.

Já se seu site foi feito em ASP e com Banco de dados SQL SERVER (um tipo de banco de dados mais profissional) seu site necessitará de uma conta de hospedagem com suporte a ASP e SQL SERVER, ou seja, o servidor não poderá ser Linux, pois estas tecnologias (ASP e SQL SERVER) são tecnologias da Microsoft. Assim o servidor de hospedagem necessário para sua conta, terá de ser Hospedagem Windows.

 

1.4.
Serviços essenciais

Um servidor de hospedagem de sites precisa de vários programas instalados para que o seu site possa funcionar bem no ambiente WEB, veja abaixo os que são mais utilizados.
Um servidor para o protocolo HTTP, como o Apache ou o IIS.
Serviço de e-mail, com SMTP, POP3 e talvez IMAP
Serviço de DNS para resolução de hostnames em IPs
Serviço de publicação, provavelmente pelo protocolo FTP
Estatísticas gráficas, que são softwares que processam os logs do servidor HTTP. Os mais comuns são o AWStats e o Webalizer, disponíveis em nosso cPanel
Se seu site for feito em PHP e com banco de dados MySQL ele poderá rodar em um servidor Linux.

 

1.5.
Publicação do seu site

O desenvolvimento de um site se dá na sua maioria de forma off-line, depois de pronto e já passado por uma bateria de testes o próximo passo e publicá-lo, para isso é necessário enviá-lo para a sua hospedagem de sites, esse processo pode se dar de diferentes maneiras, usando o gerenciador de arquivo do cPanel por uma interface web ou até mesmo através de programas de FTP como o FileZilla. Ao obter esse tipo de programa, você pode facilmente usá-lo para efetuar o upload dos arquivos do projeto do site.

 

1.6.
Linguagem de programação

Apesar de o padrão de um site na web ser a linguagem HTML, existem outras linguagens que podem pé-processar o HTML e modificá-lo de forma dinâmica. As linguagens de programação mais comuns para web são PHP, ASP, plataforma ASP.NET, Perl, JSP, Ruby/Ruby on Rails, Python. Através destas linguagens o conteúdo do site pode ser armazenado em um banco de dados tornando-o muito mais dinâmicos para o seu usuário.

 

1.7.
Bancos de dados

Os mais comuns para web são MySQL, Access, PostgreSQL, SQL Server e Firebird. Os bancos de dados devem ser acessados através de uma linguagem de programação, O seu painel de hospedagem está preparado através de interface e ferramentas de software.

 

1.8.
Serviço de e-mail

É composto por um protocolo de recebimento e envio de e-mails entre servidores, o protocolo de envio é o SMTP e o protocolo de recebimento para os usuários são o POP3 e IMAP. As maiorias dos provedores de hospedagem oferecem também clientes de e-mail através do navegador, ou seja, um Webmail.

 

1.9.
Gerenciamento da área de hospedagem

O gerenciamento do serviço ocorre tipicamente através de um painel de controle, onde podem ser criados e-mails, alteradas senhas e todas as tarefas administrativas necessárias. Existem vários tipos de painéis de controle, sendo os mais comuns o cPanel, o Plesk e o HELM. Alguns provedores de hospedagem de sites, no entanto, possuem um painel de controle próprio.

 

Fonte

https://blog.medimhost.com.br/artigo-o-que-hospedagem-de-site/